Ir para o menu
LOGO COR
Logo da exposição Zika – Vidas que Afetam: Silhueta de mão de adulto sobreposta por mão de criança; ao lado, em letras laranja e cinza: Zika, Vidas que afetam.

FOTO MÃE E FILHO 1
Fotografia em preto e branco de uma jovem mulher que segura no colo uma criança com a síndrome congênita do Vírus Zica. A jovem com o rosto virado para a frente olha para a câmera e sorri, e ela dá apoio ao rosto da criança segurando seu queixo com a mão esquerda.

Créditos: Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Foto: Maju Monteiro

FOTO MÃE E FILHO 2
Sequência da foto anterior, nesta foto a jovem mulher está de perfil, com o rosto virado para o rosto da criança que está em seu colo. Seus rostos estão próximos um do outro, o queixo da jovem mulher encosta levemente no queixo da criança.

Créditos: Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Foto: Maju Monteiro

 

LOGO 120 ANOS
Logo da Fiocruz 120 anos: Uma silhueta em linha preta de uma das torres do Pavilhão Mourisco integrada ao texto Fiocruz, 120 anos. Ao lado: Patrimônio da sociedade brasileira

A Fiocruz apresenta a Exposição Zika: vidas que afetam
no seu aniversário de 120 anos.

A exibição, fruto da pesquisa e do diálogo entre pesquisadores, profissionais, gestores e representantes de famílias, desperta o envolvimento com os problemas decorrentes da epidemia e provoca reflexões sobre a vida das diversas pessoas afetadas pela Síndrome Congênita, que não podem ser invisibilizadas ou esquecidas.

FOTO MÃOS
Foto em preto e branco das mãos de uma pessoa adulta que enlaçam a criança que está em seu colo. As mãos da criança estão apoiadas nas mãos da pessoa adulta.

Créditos: Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Foto: Maju Monteiro

A mostra apresenta como se construíram respostas à ameaça representada pela epidemia do vírus Zika e suas implicações. Destaca-se o papel crucial da Ciência brasileira, das famílias e do Sistema Único de Saúde na construção de conhecimento, atenção à saúde e vigilância. A experiência do Brasil resulta no reconhecimento internacional da nossa capacidade para enfrentar novas emergências em saúde e desafios globais.

Uma história que não acabou, marcada por incertezas, união e ação coletiva, que convidamos você a conhecer.

FOTO MÃOS 2
Foto em preto e branco das mãos de uma pessoa adulta segurando as mãos de uma criança que está sentada à sua frente numa cadeira própria para o transporte de crianças pequenas.

Créditos: Rede Zika Ciências Sociais
Foto: Maju Monteiro

Afetar, ser afetado, produzir afetos…
Relações estabelecidas na vida…
E nos encontros que podem aumentar a capacidade de agir…

FOTO MÃOS 3
Foto em preto e branco da mão direita de uma criança pequena que segura o dedo indicador da mão direita de uma mulher. A criança está sentada no colo da mulher e está envolvida por seus braços.

Créditos: Rede Zika Ciências Sociais
Foto: Peter Ilicciev

Assim ocorreu com cuidadores, gestores, famílias e pesquisadores afetados pela Zika.
Se hoje sabemos mais sobre sua face inesperada, a Síndrome Congênita…
Se aumentamos nossas possibilidades de ação…
É porque nossas vidas se encontraram e se afetaram mutuamente.
É preciso que continuemos a afetar, ser afetados e, principalmente, constituir afetos…

FOTO CASTELO MOURISCO
Foto colorida de uma das torres do prédio em estilo mourisco da Fiocruz no Rio de Janeiro. A torre tem paredes cinza octogonais com quinas ornamentadas e grandes janelas em arco. O topo é ornamentado e há uma cúpula verde claro, com janelas redondas. Em primeiro plano à frente da Torre, folhas de palmeiras e ao fundo o céu azul claro.

Créditos: Fiocruz Imagens.
Foto: Rodrigo Méxas

Mensagem da Presidente da Fiocruz
Nísia Trindade Lima

Ao responder à epidemia de Zika e à Síndrome Congênita através da realização de pesquisa, inovação, produção, ensino, atendimento e informação junto à população, a Fiocruz, nos seus 120 anos, reafirma seu compromisso com a ciência e a saúde pública.

FOTO PRESIDENTE DA FIOCRUZ
Foto colorida de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz. Ela está sentada em uma mesa de conferência, com um microfone à sua frente. É uma mulher branca, de meia idade, de cabelo castanho até os ombros e olhos castanhos, ela sorri. Ao fundo, um painel grande de fundo laranja com o desenho de uma criança negra sorridente com a mão direita fechada e levantada.

Créditos: Rede Zika Ciências Sociais
Foto: Peter Ilicciev

A configuração e a capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra essas ações, permitiu a identificação do grave problema sanitário e o delineamento de programas para melhor conhecimento da doença e de estratégias para a proteção da sociedade.

FOTO ATENDIMENTO
Foto colorida, em um consultório, uma criança pequena está deitada na maca e uma mulher de cabelos pretos lisos e curtos , vestida com jaleco branco segura a cabeça e as pernas dessa criança durante um procedimento de cuidado.

Créditos: Rede Zika Ciências Sociais
Foto: Maju Monteiro

Esta exposição apresenta os importantes resultados de coproduções de conhecimentos de diferentes áreas, incluindo os movimentos sociais.
Concebida a partir da rede de pesquisadores em ciências sociais, tem como referência central a vida das pessoas, sobretudo mulheres e crianças afetadas. Vidas que afetam, que nos afetam e provocam a repensar as relações entre conhecimento científico, políticas públicas e sociedade.

MENU
O inesperado da Zika no mundo e no Brasil

FOTO CIÊNCIA
Foto em preto e branco com detalhes coloridos. Mão com luva de látex segura um pequeno frasco com tampa vermelha, à direita, sobre uma superfície estão dois frascos um com tampa vermelha, outro com tampa amarela. Ao fundo, imagem desfocada em preto e amarelo.
Créditos: Fiocruz Imagens
Foto: Rodrigo Méxas
Incertezas e emergências
Mobilização e respostas
O que ainda precisamos fazer?
FOTO HOMEM E CRIANÇA
Foto colorida: Em uma ladeira, um homem de costas para nós, tem cabelos curtos passado a máquina, ele segura uma criança em seu colo, a criança sorri com a boca aberta e a cabeça levemente inclinada para trás.
Foto: Joelson Conceição Souza
Página inicial
Créditos
Acessibilidade