Ir para o menu
Logo da exposição Zika – Vidas que Afetam: Silhueta de mão de adulto sobreposta por mão de criança; ao lado, em letras laranja e cinza: Zika, Vidas que afetam.
O inesperado da Zika no mundo e no Brasil
A epidemia de Zika no Brasil surgiu com características muito novas e atingiu milhares de pessoas.
Sobre fundo branco, mapa colorido do Brasil. Acima do mapa o texto: Casos confirmados de alterações no crescimento e no desenvolvimento relacionadas à infecção pelo vírus Zika por Unidade da Federação do Brasil, entre 2015 e 2019. Ao lado do mapa, uma legenda identifica as cores e os números de casos. Os estados Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba estão em marrom escuro, o que significa que tiveram mais de 300 casos. São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, estão em marrom claro, o que significa que tiveram entre 101 e 300 casos. Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Amazonas estão em Amarelo, o que significa que tiveram entre 51 e 100 casos. E Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins e Distrito Federal estão em azul piscina, o que significa que tiveram entre 1 e 50 casos.
Créditos: SVS/MS
Foto colorida de uma parede arqueada do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Uma parte é coberta de azulejos brancos. Sobre eles, desenho abstrato em linhas pretas, como se traçado a mão, lembra uma fileira de pessoas lado a lado. Algumas soltam pipas brancas e vermelhas. Na parte de cima, o acabamento dos azulejos segue o desenho.
Créditos: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Fiocruz Imagens. Foto: Peter Ilicciev
Como a sociedade, o poder público e as instituições de saúde e pesquisa se organizaram para o seu enfrentamento?
Quiz
Além do mosquito Aedes aegypti, quais são as outras formas de transmissão comprovadas do vírus Zika?
A – Sexual e por transfusão de sangue
B – Ar e urina
C – Fezes e saliva
D – Sexual e ar
E – Sexual e fezes
Resposta correta:
Além do mosquito Aedes aegypti, existe comprovação científica de transmissão do vírus Zika pelo sexo, pelo sangue e durante a gravidez, para o feto.
Foto aproximada do mosquito aedes aegypti sobre pele humana branca. Ele é preto e tem patas finas e longas com pontos brancos.
Créditos: Macrofotografia do aedes aegypti
Fiocruz Imagens. Foto: Genilton Vieira
MENU
O inesperado da Zika no mundo e no Brasil
Foto em preto e branco com detalhes coloridos. Mão com luva de látex segura um pequeno frasco com tampa vermelha, à direita, sobre uma superfície estão dois frascos um com tampa vermelha, outro com tampa amarela. Ao fundo, imagem desfocada em preto e amarelo.
Créditos: Fiocruz Imagens
Foto: Rodrigo Méxas
Incertezas e emergências
Mobilização e respostas
O que ainda precisamos fazer?
Foto colorida: Em uma ladeira, um homem de costas para nós, tem cabelos curtos passado a máquina, ele segura uma criança em seu colo, a criança sorri com a boca aberta e a cabeça levemente inclinada para trás.
Foto: Joelson Conceição Souza
Página inicial
Créditos
Acessibilidade