Ir para o menu
Logo da exposição Zika – Vidas que Afetam: Silhueta de mão de adulto sobreposta por mão de criança; ao lado, em letras laranja e cinza: Zika, Vidas que afetam.
Mobilização e respostas
A Fiocruz, os institutos de pesquisa, as universidades nacionais e internacionais produziram inovações, orientações para as políticas e garantiram parte do financiamento do atendimento aos bebês.
Foto em preto e branco. Uma criança sorridente está debruçada numa superfície coberta com um tecido. Uma mulher de jaleco e cabelo preto, liso e preso olha para a criança, enquanto segura seu tronco durante um manejo de cuidado.
Créditos: Projeto Implicações Psicossociais da Síndrome de Zika Congênita. Foto: Luana Moura
Foto colorida. Um homem de pele clara, cabelos castanhos curtos, segura e examina a imagem de uma tomografia com 12 imagens de um crânio.
Créditos: Fiocruz Imagens. Foto: Ana Limp
Foto colorida. Em um consultório, duas mulheres de pele clara. uma delas está deitada na mesa de exame ginecológico, usando touca e avental de exame, e está com as pernas abertas cobertas por um lençol azul. A outra mulher, que usa touca e jaleco azul, está de pé de frente para as pernas abertas da mulher deitada, e a examina com a mão esquerda sobre o ventre dela.
Créditos: Fiocruz Imagens. Foto: Vinicius Marinho
Num laboratório, uma mulher de touca, máscara, avental e luvas realiza uma análise.
Créditos: Agência Brasil. Foto: Rovena Rosa
Foto colorida do rosto de uma pessoa com a pele escura de máscara, capuz e óculos protetor. Ela olha para um frasco que está desfocado.
Créditos: Fiocruz Imagens. Foto: Peter Ilicciev
Foto colorida. Detalhe de larvas de mosquito sobre papel branco. Mão com instrumento toca uma delas.
Créditos: Fiocruz Imagens. Foto: Raul Santana
Foto colorida. Uma mulher de pele clara, de cabelos castanhos presos, óculos de grau e avental observa amostras de material em 12 recipientes redondos transparentes fixados em duas placas também transparentes.
Créditos: Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz RJ. Foto: Vinicius Ferreira
Foto colorida. Detalhe da Mão de uma pessoa de pele escura, que segura um cartão onde está escrito Cartão da Criança. A Mão de um bebê repousa sobre a mão adulta.
Créditos: Fiocruz Imagens. Foto: Peter Ilicciev
Mais de 4 mil artigos foram publicados no mundo e cerca de 4 mil pesquisadores brasileiros trabalham com o tema. Muitos avanços foram conquistados, mas ainda falta um diagnóstico sorológico efetivo e uma vacina segura e eficaz.
Ilustração de redes de colaboração de pesquisa sobre Zika, formada por círculos coloridos conectados por linhas pretas. Cada círculo representa um pesquisador e os agrupamentos se encontram ligados em redes menores.
Créditos: Representação gráfica da colaboração em redes de pesquisa sobre Zika
Cadernos de Saúde Pública.
Autores: Luis Fernando Maia; Marcia Lenzi; Elaine Rabello; Jonice Oliveira
Mães se organizaram em associações na luta por direitos das pessoas com Síndrome Congênita do Vírus Zika.
As mulheres tiveram um papel destacado na mobilização e resposta à Zika, na ciência, na política e na sociedade.
Reprodução do quadro Two Women, do artista cubista russo Aristarkh Lentulov. Vemos duas mulheres lado a lado, da altura da coxa para cima. Elas são compostas por pinceladas bem marcadas e coloridas em azul, vermelho e cores de pele clara. A da esquerda tem cabelos claros e volumosos e está com o rosto abaixado para a esquerda. Veste uma saia escura e está com seios à mostra. A da direita tem cabelos pretos e escorridos e olha para a direita. Está de vestido vermelho tomara que caia.
Créditos: Two Women
Wikimedia Commons.
Artista: Aristarkh Lentulov
Quiz
Quais dessas ações o SUS realizou em resposta à epidemia de Zika?
A – Vigilância e atenção à saúde
B – Pesquisa e produção de testes diagnósticos
C – Formação profissional, reabilitação, comunicação e informação
D – Todas as respostas acima
Resposta correta:
De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Em resposta à Zika, algumas ações foram de importância capital: vigilância, atenção à saúde, pesquisa e produção de testes diagnósticos, formação profissional, reabilitação, comunicação e informação.
Créditos: Animação sobre a criação do Sistema Único de Saúde
Museu da Vida/Fiocruz
MENU
O inesperado da Zika no mundo e no Brasil
Foto em preto e branco com detalhes coloridos. Mão com luva de látex segura um pequeno frasco com tampa vermelha, à direita, sobre uma superfície estão dois frascos um com tampa vermelha, outro com tampa amarela. Ao fundo, imagem desfocada em preto e amarelo.
Créditos: Fiocruz Imagens
Foto: Rodrigo Méxas
Incertezas e emergências
Mobilização e respostas
O que ainda precisamos fazer?
Foto colorida: Em uma ladeira, um homem de costas para nós, tem cabelos curtos passado a máquina, ele segura uma criança em seu colo, a criança sorri com a boca aberta e a cabeça levemente inclinada para trás.
Foto: Joelson Conceição Souza
Página inicial
Créditos
Acessibilidade